Brasil vai usar drones para monitorar exploração sustentável de florestas

 

A fiscalização nas áreas concedidas pela União para a exploração sustentável de madeira em florestas controladas pelo governo federal terá, a partir de 2016, o reforço de veículos aéreos não tripulados. O uso de drones no monitoramento do manejo sustentável será adotado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente fará licitação para a compra de três equipamentos no valor de até R$ 87 mil cada, incluindo os softwares e os computadores necessários. "Os equipamentos já operam em caráter de teste e a ideia é de que eles substituam o trabalho em campo dos técnicos na contagem da madeira retirada em áreas de concessão", diz o gerente de monitoramento do SFB, José Humberto Chaves.

Segundo ele, os drones vão acelerar o sistema de rastreamento da madeira legal e reduzir o custo representado hoje pela ida da equipe técnica do Serviço Florestal às seis áreas de concessão. 

Continue Lendo

5 Anos de Operação - Concessão de Jamari

A primeira concessão florestal do país, na Floresta Nacional do Jamari, completou 5 anos de operação. A concessão é uma forma de gestão das florestas públicas que produz madeira legal, ajuda a conservar nossas florestas, gera recursos para o poder público e dinamiza a economia local. 

Saiba mais sobre à produção sustentável em florestas públicas no site www.florestal.gov.br

Fonte: https://www.facebook.com/florestal.gov?ref=ts&fref=ts

Madeflona participa do dia Mundial do Meio Ambiente junto a Escola Estadual João Francisco Correia

A Madeflona em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, buscou conscientizar uma nova geração de cidadãos para o uso consciente de nossos recursos naturais. Dia 05 de Junho de 2015 dia Mundial do Meio Ambiente, na Escola Estadual Jõao Francisco Correia na cidade de Itapuã d’ Oeste, neste dia empresas e instituições estiveram empenhadas para uma série de palestras, onde o assunto foi o nosso Meio Ambiente; á escola possui cerca de 190 alunos entre 12 e 16 anos.

Continue Lendo

Madeflona realizou entre 25 à 29 de maio sua II SIPAT

 

A Madeflona realizou entre os dias 25 à 29 de maio de 2015 sua II SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), este ano em parceria com o SESI (Serviço Social da Industria), participaram com palestras os profissionais de diversas áreas, no dia 25/05 Proteção Auditiva com a engenheira do Trabalho Elyane Cabral, 26/05 Ergonomia com a Educadora Física Adilmara Valentin, dia 27/05 DST e AIDS com a Enfermeira do Trabalho Marcel Leme, dia 28/05 Saúde Bucal com o Dr. Sandro Revay e também a palestra sobre Educação no Trânsito com a participação do DETRAN/RO de Itapuã do Oeste e PRF/RO de Itapuã do Oeste e dia 29/05 encerrando a semana de palestras a tema foi Combate a incêndios com o grupamento do Corpo de Bombeiros de Ariquemes-RO.

A Equipe MADEFLONA agradece a todos os seus colaboradores e profissionais envolvidos no evento.

Ibama autoriza manejo florestal sustentável

Brasília (06/05/2015) – O Ibama encerrou no mês de abril as análises e homologações dos planos operacionais anuais (POA/2015) referentes às concessões de exploração florestal expedidas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) das florestas nacionais do Jamari e de Jacundá no estado de Rondônia.  Foram aprovadas as implementações de quatro POAs, com área autorizada para regime de concessão florestal de cerca de 5.000 hectares.

Continue Lendo

Respeito aoMadeflonaMeio ambiente
    • Onde estamos

      Rodovia BR 364 - KM 105 Lote 02 - Quadra 1 - Caixa Postal 05 - Setor 05 - Itapuã do Oeste - Rondônia - RO

      CEP: 76861-000

    • Contate-nos

      (69) 3231-2359

      O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

      No Facebook